he De Boa na Lagoa: Conheça os benefícios do vinagre

Conheça os benefícios do vinagre






Conheça os benefícios do vinagre

Quantas vezes prometemos mudar alguns hábitos para ter uma vida mais saudável? Isto inclui também a nossa alimentação.


Mas, para ter uma vida mais saudável  é preciso optar pela ingestão de nutrientes que façam bem ao nosso corpo sem causar efeitos colaterais. O que muita gente faz é optar por remédios, muitas vezes caros que nem sempre são eficientes.
Uma excelente alternativa é buscar soluções naturais para fortalecer o nosso organismo. E podemos encontrar essas soluções em alimentos e temperos, como o vinagre, por exemplo, que com todas as suas vantagens e benefícios, mostrou ser muito mais que um simples tempero para saladas.

Benefícios do Vinagre



O vinagre apresenta em sua composição mais de trinta elementos nutritivos importantes para o nosso organismo, como minerais, vitaminas, ácidos essenciais e várias enzimas como a pectina, excelente para o coração, ferro, vitamina B 12, ácido fólico e cálcio.

Ajuda no diabetes e a emagrecer


Entre os vários benefícios que o vinagre traz ao nosso organismo, há vantagens fundamentais para pessoas portadoras do  diabetes tipo 2 e para quem precisa e deseja emagrecer.
Pesquisas comprovaram que a ingestão de uma colher de chá do vinagre de maçã, com alta concentração de ácido acético reduz taxas de insulina e glicose, que normalmente se elevam após a alimentação, e que podem trazer efeitos negativos aos diabéticos.
Já para quem apresenta sintomas de obesidade ou para quem desejar perder apenas alguns quilinhos, o vinagre pode ser uma boa arma. Uma pesquisa realizada mostrou que um grupo de pessoas tomou o mesmo tipo de vinagre antes das duas principais refeições do dia e outro grupo recebeu apenas placebo.
Os resultados foram surpreendentes: em um mês, o grupo do vinagre apresentou perda de quatro a sete quilos, enquanto o peso das pessoas tratadas com placebo não se alterou de forma significativa.

Dieta do Vinagre


Já ouviu falar na dieta do vinagre?  Esta, promete ajudar a perder cerca de 3 kg por semana, incluindo de duas à três colheres de sopa de vinagre diariamente em saladas, pratos quentes e também no tempero de carnes.
Acredita-se na eficácia da dieta porque o ácido acético, principal componente do vinagre, tem um efeito termogênico e acelera o metabolismo, promovendo o emagrecimento.
Outra vantagem do ácido acético é sua atuação como inibidor da atividade de enzimas que atuam na digestão de carboidratos, o que comprometeria a absorção do nutriente. Sem contar que o vinagre é capaz de controlar seu apetite.
Com a ingestão do vinagre a digestão dos alimentos se tornaria mais lenta fazendo com eles permaneçam mais tempo no estômago, promovendo então maior sensação de saciedade.

Cuidado com a dieta do Vinagre


O consumo excessivo de vinagre pode provocar irritação gastrointestinal. Se você já apresenta um quadro de gastrite ou úlcera, a dieta não deve ser seguida devido ao risco de agravar os sintomas.